Obs: Esta barcaça de sal, é um modelo de uma geração próxima . As descrições abaixo são de um modelo mais antigo , utilizado na região dos lagos.
Antigamente as embarcações não possuiam motores, por isso eram movidas ha vela.
Antes viviamos da agricultura ,depois do sal , da pesca e hoje do turismo...
- Cabo Frio herdou de Portugal as atividades relacionadas à pesca .
A extração de sal que contribuiu para a base da economia da restinga até a década de 70.
Já na segunda metade do século XIX há e, Cabo Frio uma forte imigração Portuguesa . Então começa a produção de sal , seguindo o modelo de Portugal, são as chamadas Salinas quadro .
- O sal era bastante comercializado aqui em Cabo Frio , trouxe benefícios como: praças, escolas e etc .
- Ao longo dos anos ,enquanto o turismo do sol prospera e se amplia cada vez mais , a indústria do sal regride em franca decadência , já se encontrando em verdadeiro estágio terminal .
- O sal é hoje um produto muito barato , com uma taxa de lucro também ínfima (embora ha séculos atrás fosse tão valioso que era utilizado como pagamento a empregados ) . Todo o processamento posterior do sal é efetuado através de equipamento industrial motorizado de grande porte , tipo Capilhar. Escavadeiras com lâminas extremamente longas raspam a superficie do sal, colocando-o nas caçambas avantajadas dos caminhões tipo Euclides que as seguem e que transportam o sal até despejá-lo no ínicio das esteiras rolantes que a conduzem e o despejam diretamente nos porões dos navios.
- Conforme os navios são carregados, cada qual segue sua rota de exportação para os mas diversos destinos , incluindá o porto do Arraial do Cabo para o abastecimento de matéria prima á Àlcalis. Luis Lindenberg : criador do sal !.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
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